Grupo de moradores do Dom Pedro protestam contra AM Energia e denunciam que PM estaria recebendo ordens da concessionária

Um grupo de moradores do bairro Dom Pedro zona centro-oeste de Manaus organizaram, na manhã desta sexta-feira (3), uma manifestação pacífica para protestar contra a instalação dos novos medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC). O conselho dos cidadãos do Dom Pedro denuncia um suposto abuso de autoridade de PM’s no local.

Nas redes sociais, o conselho afirma que a Amazonas Energia estaria dando ordens a Polícia Militar para impedir atos contra a concessionária de energia.

“BAIRRO DOM PEDRO: Da um verdadeiro exemplo de cidadania, de forma organizada e ordeira, fez um movimento pacífico impedindo a instalação dos medidores aéreos.
A única decepção ficou por conta do estado que através do Comando da PM colocou todas as suas forças contra nossos moradores, que em sua grande maioria eram acima de 60 anos.
Queremos saber desde quando a PM recebe ordens da Amazonas Energia?”, escreveu o conselho dos cidadãos do Dom Pedro.

Desde que o sistema começou a ser utilizado na capital, há um ano, a concessionária tem enfrentado fortes críticas de diferentes setores da sociedade.

Moradores relatam aumento de tarifas após a instalação dos medidores, o que é rebatido pela empresa.

A Amazonas Energia briga na justiça para instalar os SMC (Sistema de Medição Centralizada). A disputa começou em janeiro de 2022, quando moradores da zona norte de Manaus também impediram a instalação dos aparelhos.

No período de pouco mais de um ano, diversas decisões suspenderam ou liberaram a instalação dos medidores aéreos de energia no Estado do Amazonas. Em julho do ano passado, moradores do bairro Alvorada haviam impedido a instalação dos novos medidores.

No vídeo gravado por uma pessoa que passava no local, narra o momento do tumulto, equipes da Força Tática também estiveram no local.