Soldados rivais desprezam bandeira de brasileiro morto na Ucrânia

Circula nas redes sociais um vídeo um soldado checheno pró-Rússia exibindo uma bandeira brasileira capturada na Ucrânia como um troféu de guerra.

Internautas identificaram o símbolo nacional como sendo de um dos três brasileiros mortos em combate e que foram lutar voluntariamente a favor da Ucrânia, invadida pela Rússia há quatro meses.

A bandeira do Brasil teria sido levada para a Ucrânia por André Hack Bahi, primeiro brasileiro morto na guerra contra a Rússia.

Nascido em Porto Alegre e criado em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, André morreu em um combate na madrugada de 5 de junho. Ele, que tinha 43 anos, lutava ao lado das forças da Ucrânia desde o fim de fevereiro.

As imagens mostram o checheno com a bandeira assinada por Bahi e outros voluntários – brasileiros e de outros países – que foram para a Ucrânia lutar contra os russos.

No vídeo, o combatente checheno afirma que as legiões estrangeiras chegam à Ucrânia com a expectativa de ter suporte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas, “assim que esse pessoal chega, se depara com outra realidade. Eles começam a entrar em pânico”.

Os chechenos estão na linha de frente desde o início da guerra. Alguns fazem parte parte da equipe de infantaria nas mais sangrentas batalhas no front.