Amazonas: ‘Piratas de rios’ são presos durante operação ‘Zagaia’

Dois ‘Piratas de Rios‘, identificados como Crizomar de Oliveira Borges e Kediney Santos da Silva, ambos de 26 anos, foram presos hoje (9) durante a operação ‘Zagaia’, deflagrada pela 35ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro da Várzea, (a 25 quilômetros da capital amazonense).

Durante a ação, Andreik Maciel Rabelo, de 27 anos, conhecido como ‘Balotelli’, também foi preso, suspeito de cometer roubo, homicídio e tráfico de drogas.

A operação coordenada pelo titular da 35ª DIP, delegado David Jordão, contou com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e da Gerência de Transporte (Getran) da Polícia Civil.

De acordo com a polícia, Crizomar e Kediney já haviam sido presos em 2015, por tentativa de latrocínio e roubo. Na época, a dupla roubou uma lancha e durante abordagem dos policiais, os suspeitos atentaram contra os policiais.

Segundo o delegado, os homens foram liberados pela Justiça e acabaram fugindo do município de Careiro para Manaus. Tal ação, resultou em um novo mandado de prisão para eles.

“Iniciamos os trabalhos investigativos, após quatro meses de apuração em diversos endereços, conseguimos localizar e prender Kediney, no dia 10 de dezembro de 2020. Já nesta terça-feira (09) conseguimos efetuar a prisão de Crizomar. Ele foi localizado na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste”, contou o delegado David Jordão.

Ainda durante a operação ‘Zagaia’, as equipes localizaram, na última quinta-feira (04), ‘Balotelli’. Ele é indiciado pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídio. “O objetivo era prender dois, no entanto, conseguimos  prender três infratores. Desviamos prontamente a operação e efetuamos a prisão dele, que atua fortemente no tráfico de drogas no bairro Jorge Teixeira, além de ser um homicida perigoso, que já estava sendo investigado pelo 30° DIP”, destacou David Jordão.

Procedimentos – Os ‘Piratas de Rios’ irão responder pelo crimes de roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e pirataria. O Andreik irá responder por homicídio, roubo e tráfico de drogas. O trio foi encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT) e ficarão à disposição da Justiça.