Emendas parlamentares do senador Omar garantem compra de lanchas blindadas para segurança pública do Amazonas

Adquiridas por meio de emenda parlamentar indicada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), as novas lanchas blindadas que irão fortalecer a proteção dos rios na capital e no interior foram apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Ao todo, foram liberados R$ 9,1 milhões para a aquisição das embarcações, equipadas com tecnologia de ponta.

A aquisição é de extrema relevância para o Estado, que enfrenta constantes desafios na garantia da segurança em suas áreas fluviais. Para o senador Omar, com essas lanchas blindadas, as ações de combate ao crime serão fortalecidas, oferecendo maior proteção para os profissionais responsáveis por zelar pela tranquilidade da população.

“Todo investimento para a segurança pública é importante, principalmente se levar em consideração a nossa realidade geográfica, onde combater o narcotráfico e os piratas dos rios se torna um desafio gigantesco. Essa parceria entre os governos Estadual e Federal só tem a render bons frutos, mas, volto a repetir: o que realmente precisamos para combater a criminalidade é de uma política nacional de segurança pública”, reforçou Omar.

As lanchas são equipadas com tecnologias avançadas, proporcionando maior eficiência nas operações policiais. Com blindagem de alta resistência e sistemas de comunicação modernos, os agentes de segurança estarão mais preparados para enfrentar situações de perigo nas missões rio adentro.

O senador destacou ainda a importância dessa conquista para o Estado, ressaltando que a segurança é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico. Além disso, ele reforçou seu compromisso em continuar trabalhando para trazer mais recursos e equipamentos para fortalecer as forças de segurança do Amazonas. “A segurança pública precisa de estrutura, de efetivo preparado, e a polícia civil e militar do Amazonas é a mais valorizada do País”, completou Omar.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, as lanchas podem alcançar até 80 quilômetros por hora, comportam oito operadores em cada, além de ampliar a base de atuação da força policial. “Vamos poder ter uma atuação maior nos rios Negro e Madeira e todo esse trabalho é possível graças à emenda indicada por Omar Aziz e toda a bancada Federal”, salientou Almeida.