Lula cresce 3 pontos, chega a 40% e vence todos no segundo turno, afirma pesquisa PoderData

Brasil – Nova pesquisa eleitoral PoderData, do site Poder360, divulgada nesta quarta-feira (29), aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue estável como líder na disputa pela presidência em 2022. No último levantamento do PoderData, feito há um mês, o petista tinha 37% das intenções de voto e, agora, subiu três pontos e chegou a 40%.

O presidente Jair Bolsonaro, que figura em segundo lugar, também teve oscilação positiva e foi de 28% para 30% das intenções de voto.

Já Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar, caiu de 8% para 5% e fica cada vez mais próximo do último pelotão em que os pré-candidatos aparecem todos praticamente empatados. Este grupo é composto por José Luiz Datena (PSL), com 4%; João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), ambos com 3%; Rodrigo Pacheco (DEM), com 2%; e finalmente Alessandro Vieira (Cidadania) e Aldo Rebeleo (sem partido), ambos com 1%.

Brancos e nulos somam 9%, enquanto outros 2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Cenário sem Doria e com Eduardo Leite

Em um outro cenário estimulado pela pesquisa, considerando Eduardo Leite, e não João Doria, como candidato do PSDB, Lula segue na liderança e soma ainda mais intenções de voto: 43%.

Bolsonaro, por sua vez, aparece em segundo lugar com 28%. Na sequência constam Ciro Gomes (5%), Eduardo Leite (4%), Mandetta (3%), Datena (2%), Pacheco (1%), Alessandro Vieira (1%) e Aldo Rebelo (1%). Brancos e nulos, neste cenário, representam 10%, enquanto o índice dos que não sabem ou não responderam é de 1%.

Segundo turno

Em simulação de segundo turno, segundo a pesquisa PoderData, Lula venceria todos os eventuais candidatos, incluindo Bolsonaro.

Contra o atual presidente, o petista soma 56% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo aparece com 33%. Brancos e nulos representam 10%, e 1% não sabe ou não respondeu.

O levantamento contou com 2.500 entrevistas, feitas em todo o país entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Via: Revista Fórum