Polêmicas, erros e acertos marcam 100 dias de gestão David Almeida

David Almeida disse que sabia que iria enfrentar muitas dificuldades, mas afirmou estar preparado para os desafios

A gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) completa 100 dias de gestão neste sábado (10), entre acertos e polêmicas após uma vitória apertada nas eleições de 2020 com 51,27% dos votos válidos (466.970), com o vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), pela coligação Avante Manaus, formada pelos partidos Avante, PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS.

Logo no início do mandato, o prefeito disse que sabia que iria enfrentar muitas dificuldades, mas afirmou estar preparado para os desafios, com a meta de melhorar a vida das pessoas, com a oferta de serviços públicos eficientes, de qualidade e com a aplicação correta do dinheiro público. ‘Seremos implacáveis com o desperdício’, disse.

A Prefeitura informou que foram realizados investimentos e ações nas mais diversas áreas de competência do Executivo municipal. E que os dados vão ser apresentados em coletiva de imprensa, na próxima segunda-feira (12), às 10h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

Entre as ações que serão apresentadas estão os números da vacinação; a rede de proteção para pessoas vulneráveis atingidas pela crise econômica; os auxílios Manauara, Nossa Merenda, Conectividade, entre outros.

Polêmica dos “fura-fila”

Nos primeiros meses de governo foram turbulentos, David Almeida brigou com a mídia e enfrentou um pedido de prisão apresentado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM), que lhe acusou de improbidade administrativa, junto com a secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, e mais 10 médicos suspeitos, por “terem participado de processo de contratação irregular e da burla na fila de prioridades estabelecidas na campanha de vacinação contra covid-19 na cidade de Manaus”.

O MP-AM apontou a existência dos crime de falsidade ideológica e peculato, a ação de improbidade administrativa demonstrou a repercussão das condutas praticadas na seara administrativa, uma vez que a contratação irregular de médicos, sem a realização de qualquer processo seletivo, beneficiando parentes/amigos, através da contratação em cargo em comissão, “com nítido desvio de finalidade e com remuneração superior a de outros médicos da rede municipal, causou dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios da administração pública”.

Diante dos argumentos os promotores pediram que a Justiça determinasse o afastamento cautelar do prefeito e de Shadia.

Asfalto na rua

O prefeito David Almeida teve que responder, já no início do governo, pela denúncia feita por vizinho da casa que ele mantém no bairro Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus, que usa como escritório e comitê político e eleitoral. Em vídeo, a denúncia mostrou que somente o trecho em frente à casa havia recebido uma camada nova de asfalto. O vídeo viralizou e virou notícia. “Peço desculpas à população”, disse o prefeito na ocasião.

Plano de Governo

O plano de governo de David Almeida para os quatro anos tem 68 páginas, incluindo intervenções no trânsito e a construção do viaduto na Bola do Produtor, Zona Leste. Na área da saúde, quer implantar a clínica de atendimento à mulher, a unidade móvel de saúde do homem e centrais de dispensação de medicamentos.

Na segurança, o objetivo é integrar a guarda municipal ao sistema de segurança pública de Manaus. Também inclui a implantação do Portal Manaus de Dados Abertos com a perspectiva de geração de novos negócios. Na educação, prevê o aumento de, no mínimo, 50% as vagas para crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas.

“Temos a obrigação de ser a geração que vai mudar a realidade da nossa cidade. Temos a obrigação de fazer mais por nossa Manaus. Não posso me acomodar. Vamos buscar a excelência no serviço. Vamos perseguir esse objetivo”, declarou David Almeida, no seu discurso de posse, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Pandemia

A gestão do prefeito de Manaus, David Almeida, transformou a capital amazonense na cidade líder no ranking nacional de vacinação contra a Covid-19. Um ano após a pandemia causar a primeira morte na cidade, registrada no dia 24 de março de 2020, a capital amazonense vem revertendo o quadro caótico em que se encontrava.

Integrando o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para a aquisição de mais doses de imunizantes contra o novo coronavírus e insumos para combater a pandemia, David diz estar otimista com as articulações que vêm sendo realizadas pelo grupo, coordenado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).