Prefeito divide agenda entre reuniões, inaugurações e vistorias em fim de mandato

A pouco mais de duas semanas de concluir seu oitavo ano seguido à frente da Prefeitura de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto mantém uma maratona de trabalho intensa, unindo despachos com os secretários, inaugurações e vistoria às obras em andamento.

Até o fim de dezembro, estão previstas ao menos 30 inaugurações nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Lazer, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. “Essa adrenalina, de lutar contra o tempo, me empurra para a luta com mais força e mais determinação”, disse o prefeito, na manhã desta terça-feira, 15/12, durante mais uma jornada.

Logo cedo, o prefeito despachou na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, que ele adotou como local de trabalho nos últimos dias de seu terceiro mandato como prefeito da capital amazonense. “Quero aproveitar um pouco dessa obra maravilhosa e que coloca Manaus como uma cidade inteligente”, comentou Arthur Neto, que realizou uma reunião com secretários no início do expediente.

Arthur também acompanhou, com expectativa, a finalização das instalações do vídeo wall no CCC, estrutura de telas e câmeras, que vai mostrar um painel de imagens da cidade, oferecendo condições de prevenir, interceder e responder em situações de anormalidade ou risco. “O prefeito vai poder assistir a tudo o que acontece na cidade. Ele vai ter todas as condições de governar, com a vantagem de ter informação em tempo real. É, de fato, a cidade inteligente. Além disso, essa obra e o Casarão de Inovação Cassina também promovem a inserção de Manaus na economia 4.0”, disse.

Acompanhando o prefeito, mas em agenda paralela também no CCC, a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, avaliou com integrantes da comissão o avanço das ações paisagísticas e urbanísticas que estão em andamento pela cidade. “Realizamos o alinhamento dessas ações, que faço questão de acompanhar de perto, pois estão transformando a paisagem e dando um novo visual para as vias e espaços públicos da nossa cidade”, declarou.

 Vistorias

Seguindo a rotina de vistoria às obras o prefeito foi acompanhar a finalização da construção do Ulysses “Boca” Skate Park, no parque municipal Ponte dos Bilhares, zona Centro-Sul. A obra chega próximo dos 90% de conclusão e a empresa responsável reafirma a data de entrega para o dia 20 de dezembro. “Eles estão muito convictos dessa data e eu estou confiando. Tem muita gente trabalhando, já foi feito o trabalho mais complexo”, reafirmou o prefeito.

O Skate Park tem seu nome em homenagem ao jornalista e assessor do prefeito Arthur Neto, Ulysses Marcondes, que morreu aos 46 anos, no último dia 7 de dezembro, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. Ulysses, que também era skatista e ativista, foi um dos idealizadores do projeto de construção do skate park, que teve também sua consultoria. “Será uma festa muito bonita, sofrida, mas muito bonita em homenagem ao Ulysses”, assegurou o prefeito.

Na zona Sul, Arthur conferiu o progresso na construção do Terminal de Integração 1 (T1), na Constantino Nery, que já está com a parte Norte recebendo a instalação de portas automáticas e de catracas, enquanto o corredor Sul continua recebendo obras de engenharia mais pesada. O prefeito se mostrou satisfeito com o ritmo dos trabalhos e, também, por sua decisão de manter ali o mais tradicional ponto de integração dos usuários de transporte coletivo de Manaus.

“Eu poderia ter simplesmente tirado aquela estrutura, que era nociva para a cidade, e construído uma avenida grande, mas então teria que fazer a integração em outro ponto da cidade. Resolvi fazer uma obra mais arrojada. As obras de mobilidade que estamos fazendo são bonitas e funcionais”, ressaltou o prefeito. “Eu sempre disse que, quando começássemos a tirar os tapumes, iríamos ver Manaus linda e bem cuidada, como ela merece ser”, destacou Arthur Neto.

 Já na zona Leste, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também preside o Fundo Manaus Solidária, o prefeito viu o trabalho de construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Divino Pimenta, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. Essa é uma das quatro escolas novas que estão sendo construídas, além de um Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), duas creches e outras obras de reforma e ampliação de escolas, que estão sendo feitas na área da Educação, em toda a cidade.

A nova escola está perto de 80% de execução e contará com 20 salas de aula. Os trabalhos são realizados para instalação de forro, pintura, concretagem do piso da quadra, construção de muro e cobertura do refeitório. “A obra está de vento em popa, mas tem muito a ser feito ainda e estamos pedindo um terceiro turno. É um desafio entregar essa obra este ano, mas não impossível. O pessoal está trabalhando muito e eu adoraria entregá-la”, concluiu.

 

Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Fotos – Valdo Leão / Semcom