Senado aprova auxílio emergencial de R$ 600 a autônomos

O “coronavoucher”, um auxílio emergencial no valor de R$ 600, destinado aos trabalhadores autônomos e informais, foi aprovado pelo Senado, nesta segunda-feira (30). O benefício será repassado por três meses a trabalhadores sem renda fixa. A ajuda vem para reparar os prejuízos financeiros durante o período de isolamento, principalmente às categorias com mais dificuldade e oportunidades de trabalho.

Com 79 votos favoráveis e apoio dos senadores da oposição e do governo, a aprovação foi unânime. O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), foi um dos vários parlamentares que se manifestaram. “Estamos precisando de tais iniciativas de injetar na veia o dinheiro para o cidadão comprar comida e sobreviver a essa calamidade. A primeira vez que o dinheiro vai chegar na mão do povo vai ser nesse projeto. É calamidade, as pessoas estão precisando”.

Senadores como Chico Rodrigues (DEM-RR), Fernando Bezerra (MDB-PE), e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), destacaram que o projeto é um consenso entre Congresso Nacional e governo federal e afirmou que mais de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com essa medida.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, usou a rede social Twitter imediatamente após a aprovação, para pedir ao presidente da República a sanção imediata do projeto.