Proprietário do Frigonorte é preso por fraude em compra de casas e terrenos em Manaus

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Amazonas, no âmbito da Operação Gleba, prendeu o empresário José Erivaldo do Vale Barbosa, por fraude da obtenção de títulos definitivos de terras dentro da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

Erivaldo é proprietário do Frigonorte Peixe e Gelo, localizado na R. Beira Do Rio, 245, no bairro Educandos, em Manaus. A casa do empresário e empresas foram alvos dos mandados.

O empresário é responsável por adquirir um terreno de 11 mil metros quadrados de forma irregular, na avenida das Torres, e dividi-lo entre funcionários e servidores da secretaria.

O esquema ilegal de venda de títulos de terra chegava a custar até R$ 200 mil e envolvia cargos de chefia. À época, Torres detalhou como funcionava o esquema.

“Eles desmembravam terrenos grandes, colocavam em nome de terceiros para depois remendar esses processos e poder ‘esquentar’ essas terras. Esses processos eram agrupados em um só”, explicou o delegado.

O suspeito utilizava um crachá para se identificar como funcionário público e captar compradores de terras.

O mesmo empresário foi apontado como coparticipante do esquema de compras indevidas de imóveis, junto com o casal de estelionatários Analu Filardi Rodrigues, 38 anos, e o esposo dela, Marcelo Ferreira Rodrigues, 48 anos. Erivaldo atuava supostamente como agiota, emprestando dinheiro para o casal e recebendo as casa em troca.

Diversas pessoas já teriam caído nestas fraudes.