Sem capacetes, motociclista é flagrado dirigindo com duas crianças pequenas na garupa em Manaus

Na noite desta quarta-feira (08), um motociclista não identificado foi visto dirigindo, “tranquilamente”, com duas crianças pequenas na garupa, em plena Avenida Pedro Teixeira, em Manaus.

O flagrante foi registrado por meio de uma foto, que foi divulgada em grupos de notícias da capital, pelo WhatsApp.

No entanto, a prática que preocupa e põe em risco a vida das pessoas é tida como comum no trânsito manauara.

“Infelizmente vimos isso todos os dias nas ruas de Manaus. Precisamos denunciar esse tipo de atitude imprudente, para que outras crianças não corram o risco total de vida. É um absurdo”, disse o autor da foto que não quis ter o nome relevado.

Criança na Garupa

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que crianças a partir de sete anos possam ser transportadas nas garupas das motocicletas. Se mesmo com esta idade a criança não tiver tamanho para firmar os pés nos pedais do veículo ou não consiga se manter segura na moto, não deve ser transportada na motocicleta.

A regra está no Artigo 244 do CTB, segundo o qual conduzir motocicleta transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança é “INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA”. A penalidade na infração é multa e suspensão do direito de dirigir.

Isso significa que se a criança, mesmo maior de sete anos, estiver com qualquer limitação que a impeça de se firmar na moto, como braço engessado, por exemplo, também não pode ser transportada no veículo.

Mortes X Imprudência

O número de crianças que morrem todos os anos devido a algum acidente é alarmante: 3,8 mil em todo o país. Além destas, outras 117 mil são internadas devido a algum tipo de acidente.

Acidentes de trânsito são boa parte destas fatalidades: 1.389 crianças morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2015 e, em 2016, 12.288 foram hospitalizadas, segundo o Ministério da Saúde.

Números alarmantes como estes reforçam a atenção que devemos ter com as crianças no trânsito, inclusive quando se trata de transporte em motocicletas. Apesar de ouvirmos com frequência a importância do uso da cadeirinha nos carros, a segurança das crianças nas motos, infelizmente, não é tão abordada.