Após aparecer em 4º lugar na última pesquisa, e ser visto como potencial candidato a prefeito de Manaus, o deputado federal Alberto Neto (PRB-AM), tornou-se alvo de um blog que tem uma relação muito próxima com o pré-candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que já apareceu em 1º lugar e 2º lugar nas pesquisas, onde também Amazonino Mendes vem liderando.
Rumores ventilam nos bastidores da política local que interesses políticos estão por trás dos ataques ao parlamentar, que no mês passado apareceu em 6º lugar, e o que teria acendido um alerta maior, seria quando ele apareceu na nova pesquisa da iMarketing para prefeito de Manaus em 4º lugar, e coincidentemente os ataques começaram.
Alberto Neto esclarece acusações sobre salário recebido pelo cargo de oficial da PMAM
O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) tem sido manchete em diversos blogs e portais de notícias do Amazonas, com reportagens sobre salário e utilização de verba parlamentar. No entanto, já foi esclarecido aos portais de notícias, que insistem em publicar notícias falsas em desfavor do parlamentar, que o deputado passou para reserva remunerada da Polícia Militar do Amazonas, conforme prevê a legislação vigente e tem direito ao salário por ele recebido durante o ano de 2019.
A remuneração atende ao que exposto no parágrafo único do artigo 51 do Estatuto dos Policiais Militares do Amazonas. “O policial militar em atividade, com 5 (cinco) ou mais anos de efetivo serviço, ao se candidatar a cargo eletivo, será afastado, temporariamente, do serviço ativo e agregado, considerado em licença para tratar de interesse particular. Se eleito, será no ato da diplomação, transferido para a reserva remunerada, percebendo a remuneração a que fizer jus, em função do seu tempo de serviço”.
O tema já foi amplamente discutido e decidido pelo Supremo Tribunal Federal que fixou: “Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do art. 37, XI, da Constituição Federal pressupõe consideração de cada um dos vínculos formalizados, afastada a observância do teto remuneratório quanto ao somatório dos ganhos do agente público. STF. Plenário. RE 612975/MT e RE 602043/MT, Rel. Min. Marco Aurélio, julgados em 26 e 27/4/2017 (repercussão geral) (Info 862)”.
Nas redes sociais o público não entende o porquê de o parlamentar, que foi tão bem votado e que apresenta alto índice de aprovação, segundo o Ranking dos Políticos 2019, estar sendo bombardeado por fake news. Nas redes sociais, o deputado se posicionou sobre os temas e disse que está sendo vítima “da divulgação de notícias falsas na internet, as chamadas “fake news”, que são publicadas por blogs e portais de caráter duvidoso e disseminadas nas redes sociais”.
O deputado vai além e revela os reais motivos para que sites e blogs, cujos autores tem ligações com políticos do Estado, disseminem informações falsas sobre ele, com intuito claro de manchar sua imagem e minar sua aprovação popular.
Alberto Neto esclareceu os fatos, nesta segunda, por meio de live em sua página no Facebook. “Muitos desses portais que estão publicando essas fake News estão ligadas à algum político. Só porque meu nome apareceu nas pesquisas para prefeito de Manaus e apareceu muito bem posicionado, isso causou um temor gigantesco”, disparou.
Como policial militar a mais de dez anos, Alberto Neto teve o direito, garantido por lei, de passar para reserva remunerada após ser eleito deputado federal pelo Amazonas, nas eleições gerais disputadas em outubro de 2018, segundo divulgou sua assessoria para esclarecer notícias de que o parlamentar estaria acumulando salários de forma indevida.
A pesquisa divulgada pela empresa iMarketing para Prefeitura de Manaus 2020 aponta Capitão Alberto Neto em sexto lugar. Com 1,5% das intenções de voto, o parlamentar aparece de forma espontânea, sem indicação de seu nome para o entrevistado.