TRF-4 confirma condenação de Lula em caso do sítio de Atibaia e aumenta pena para 17 anos

A Corte formado por três desembargadores da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram por unanimidade nesta quarta-feira (27) por manter a condenação e ampliar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia.

Lula havia sido a condenado em fevereiro deste ano a 12 anos e 11 meses de prisão neste caso pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

A defesa do ex-presidente alega inocência e pede que o processo seja completamente anulado, por causa de supostas irregularidades. O representante do Ministério Público Federal (MPF) também pediu a anulação da sentença de fevereiro, nesse caso, o processo voltaria para a fase das chamadas alegações finais em primeira instância.

Imagem aérea de sítio em Atibaia
Image captionImóvel em Atibaia pertence formalmente ao empresário Fernando Bittar, mas MPF alega que Lula é seu verdadeiro dono

A preocupação do MPF se refere à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida no começo de outubro deste ano, segundo a qual os réus que não são delatores têm o direito de se manifestar por último no processo.